terça-feira, 20 de janeiro de 2009

QUAL É A NOSSA 2 - BANCA DO BLUES.....






Como o ano esta começando, alguns comentários, lembranças e reflexões a respeito da nossa intenção/viagem .......................................


Apesar do JAMBAND EXPRESS ter oficialmente se iniciado no começo de 2008, a nossa historia vem sendo fomentada há alguns anos, moldada pelo interesse e paixão musical/existencial dos seus membros.


No final dos anos 90, JOLT- o idealizador do trio - que já estava na estrada musical desde os anos 70 trabalhando basicamente em trabalhos autorais, sentiu que estava chegando a hora de dar um mergulho mais profundo em umas das suas principais raizes , que é o BLUES e seus derivados, como ROCK, SOUL, FUNK, JAZZ, REGGAE etc....


Então, JOLT começou isso montando um repertório de releituras de músicas de mestres conhecidos, ou não dessa praia musical, como tributo a algumas dessas grandes figuras inspiradoras que criaram uma música apaixonada, sensual, guerreira, aventureira, cheia de malandragem e com um profundo senso de liberdade...


Ele montou varias bandas, tocando no Rio de Janeiro, em lugares como shopping Rio Sul, Saloon, Cobal, Bukowski, eventos, festas etc, em programas de TV e em cidades do sul do Brasil.


Há muito tempo que ele sentia o potencial de se fazer um happy hour de blues no centro do Rio, especialmente às sexta feiras, quando as pessoas saem do trabalho e podem tomar uma cerveja sem pressa batendo um papo com os amigos. Mas não havia muita abertura por parte dos donos de bares para outros gêneros musicais que não fossem MPB, pagode ou rock Brasil.


Um dia, no inicio de 2006, passando pela esquina da Rio Branco com Presidente Wilson, JOLT viu uma banca de jornal que se chama BANCA DO BLUES e quando foi falar com o dono, viu que eles já tinham se conhecido antes, e propôs a ele fazer um happy hour de blues na banca, que tem um bom espaço em volta para o público e de onde se pode puxar a luz para ligar a aparelhagem de som.


PAULO VANZILOTTA, dono da banca, resistiu á ideia durante alguns meses, mas um dia decidiu tentar, e desde então as jams e shows de blues tomaram conta daquela esquina.


No inicio JOLT chamou o seu amigo CLAUDIO SANGITO para improvisar na guitarra e logo mais os canjeiros apareceram para engrossar o caldo.


Nessas época JOLT conheceu o HENRIQUE GRIPP, e o chamou para tocar baixo, aproveitando o interesse, a sintonia e a afinidade musical que ambos tinham.


As jams e shows da BANCA DO BLUES foram crescendo até chamar a atenção da midia, o que criou alguns atritos com algumas pessoas das redondezas que queriam cobrar uma taxa sobre o evento, por isso o happy hour parou, mas foi legalizado na prefeitura e voltou aos sábados. ( Agora, temos a feliz notícia que os eventos da BANCA DO BLUES estão voltando para as sextas-feiras, quer dizer, o bom filho volta ao lar... )


No final de 2007 JOLT conheceu o GABRIEL BARBOSA que estava tocando num show com o trio de jazz/rock CREME DE CITRON no estudio MB em Copacabana, e o convidou a participar do trabalho que, logo em seguida, viria a se chamar JAMBAND EXPRESS, com JOLT TELEK no vocal, guitarra, gaita, flauta transversa e kalimba, HENRIQUE GRIPP no baixo e GABRIEL BARBOSA na bateria e percussão.


A partir de então o JAMBAND EXPRESS foi se apresentando em bares e festas/eventos pela cidade, destacando os shows no sebo BARATOS DA RIBEIRO, as festas multimídia do RIOARTMOSFERA, produzidas pelo MAURICIO THEO e os shows do novo point/pub de Copacabana, o MUD BUG. Inclusive será aí, no MUD BUG, o próximo show do trio, no dia 02/02/09 na rua Rodolfo Dantas 16, ao lado do Copacabana Palace, das 20.30hs às 24hs.

















Nenhum comentário: